Aranha de teia dourada

Aranha de teia dourada

A aranha de teia dourada, também conhecida como aranha Nephila, é uma espécie de aranha que é mais comum de ser encontrada na África, Ásia, Austrália e América do Sul. Existem indicios de que a aranha Nephila já existiam no período jurássico há mais de 165 milhões de anos, pois foram encontrados fósseis da espécie em depósitos de âmbar.

Teia da aranha de teia dourada

Durante seu ciclo de evolução, as aranhas Nephilas desenvolveram a capacidade de produzir teias de aranha mais resistentes e duráveis, o que lhes permitiu capturar presas maiores do que outras espécies de aranhas. A teia da aranha Nephila é especialmente forte e elástica, e é composta de uma proteína chamada fibroína, que é produzida em glândulas especializadas localizadas em seu abdômen.
A aranha de teia dourada ficou conhecida por sua aparência única, com um abdômen grande e listras amarelas em suas patas. As fêmeas são maiores do que os machos e podem medir até 10 centímetros de comprimento.

Teia da aranha de teia dourada
Aranha de teia dourada macho

Aranha de teia dourada é venenosa?

Sim, a aranha de teia dourada é venenosa, porém a maioria das espécies é considerada inofensiva para os seres humanos, pois o seu veneno é utilizado para imobilizar suas presas e também se defenderem de seus predadores. Dessa forma, podemos entender que embora sejam consideradas venenosas, não são nocivas para o ser humano, que eventualmente se for picado por uma aranha de teia dourada, os sintomas geralmente incluem dor localizada, inchaço e vermelhidão no local da mordida. Em alguns casos, pode ocorrer uma reação alérgica, que pode incluir sintomas como náuseas, vômitos e dificuldade para respirar. No entanto, essas reações são raras e a maioria das pessoas se recupera completamente em alguns dias. É importante lembrar que qualquer mordida de aranha deve ser tratada com cautela e procurar atendimento médico imediato se houver sinais de uma reação alérgica grave.

Deixe um comentário